Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Lar doce lar

Posted in Perfil by micheletavares on 15/12/2010

O lugar que você mora pode representar  grande importância na sua vida

Por Maíra Araújo

Condomínio Praias do México (Foto: Maíra Araújo)

O condomínio Praias do México fica situado na Rio de Janeiro, avenida aracajuana conhecida pela linha de trem que lhe compõe em toda sua extensão. Seu principal ponto de referência é uma loja de materiais de construção chamada Mistão. Não há quem não more nele que não se situe por essa loja como uma forma mais fácil de encontrar o prédio.

Cachorro, cano, carro e criança. As quatro palavras que começam com a letra cê, de condomínio, são a causa de 75% das brigas entre vizinhos. E neste não podia ser diferente. Sujeira e latido de cachorro são os principais motivos de reclamações. Vagas de garagem, vazamentos de água e barulho de crianças vêm em seguida no ranking dos atritos. “Mas tudo é resolvido de forma pacífica e quem mora aqui sabe das regras e sabe também quais as irregularidades que acarretam em multas”, relata Cláudia Alpiano, uma das moradoras.

Muitos são os seus funcionários. Ninguém sabe informar ao certo quantos, talvez só o síndico saberia essa informação. Todos homens. Alguns exercem somente a função de porteiro, outros trabalham também como zelador para garantir que fique tudo limpinho. E nesse quesito dificilmente deixam a desejar. Eles são amigos uns dos outros e até então nunca houve desentendimento. “Trabalho aqui há quase cinco anos e não lembro de ter acontecido nenhum problema muito sério que levasse algum dos meus amigos a ser demitido. Tento me dar bem com os moradores e sinto que sou querido por quase todos eles”, conta Cleone da Silva orgulhoso e satisfeito do trabalho que desempenha.

Não é um condomínio luxuoso, não dispõe de sauna nem de uma área de lazer totalmente equipada para atender todas as necessidades dos seus moradores como nas propagandas dos grandes edifícios de Aracaju. Ao contrário disso ele é simples e agradável, e nos apartamentos que o harmonizam moram cerca de 90 famílias que podemos dizer felizes.

Algumas dessas pessoas moram ali desde que ele foi construído, há mais ou menos 20 anos. Ou seja, muita gente cresceu e viu sua vida mudar nesse lugar. Os pais que vieram com suas crianças de colo hoje já estão seus filhos crescidos, estudando, trabalhando e até lhes proporcionando netos. São poucos os que desejam se mudar, pois é como se o lugar fizesse parte de sua vida.

Guarita do condomínio (Foto: Maíra Araújo)

Não se pode dizer que uma pessoa que você só encontra nos corredores ou elevadores e conversa sobre o seu calor poderia fazer parte da sua família. Porém muitas amizades, relações, namoros, casamentos começaram nesse condomínio, portanto percebe-se que ele tem significado, ainda que pequeno, na vida de quem vive ou já viveu lá.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: