Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

O que é que a baiana tem?

Posted in Uncategorized by micheletavares on 15/12/2010

Ivete Sangalo grava DVD em NY no Madison Square Garden.

Por: Victor Limeira

“Toda menina baiana tem
Um santo que Deus dá
Toda menina baiana tem
Encantos que Deus dá
Toda menina baiana tem
Um jeito que Deus dá”

Parafraseando Gilberto Gil é possível compreender um pouco o questionamento feito em 1938 pelo eterno Dorival Caymmi e entoado por Carmem Miranda. Mas afinal de contas, o que essas mulheres têm de tão especial que as diferenciam das outras?Maria Bethânia,Simone, Gal Costa, Nana Caymmi, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo. Ícones da música popular brasileira, de gerações diferentes, em comum não somente a naturalidade, mas, sobretudo a essência, que as caracterizam e as distam das demais.

Atualmente entre as notáveis sem sombra de dúvidas destaca-se a mais popularesca de todas. Do povo e para o povo, Ivete Sangalo é o sucesso perfilado em uma única forma. A baiana de juazeiro nasceu em uma casa de músicos, por isso esta esteve presente em sua vida, desde muito nova. Nos saraus em sua casa, nos intervalos da escola, nas rodas de violão, a artista mais popular da atualidade brasileira engatinhava no universo da música.  A profissionalização logo aconteceu, aos 17 anos, quando Ivete passa a “fazer barzinho” tocar nas noites de Salvador. As oportunidades começam a aparecer e em 1993 a cantora torna-se vocalista da Banda EVA, emplacando um sucesso atrás do outro a banda passa a ter reconhecimento nacional e alcança a incrível marca de dois milhões de CDs vendidos no ano de 1997.  O sucesso foi uma crescente e a carreira solo uma conseqüência, então no ano de 1999, em meio a muitas lágrimas em pleno carnaval de Salvador, Ivete anuncia a sua saída da banda e inicia a fase de sua carreira que a consagraria.

Números, prêmios, multidões, seguidores, milhões. A conterrânea de João Gilberto entrou de vez para história da nossa música. Ivete chega no Madison Square Garden com uma grande certeza “Eu sou uma vencedora”. E de fato, essa é sua grande definição. Quem imaginava que a menina levada, que vendia marmita no centro histórico iria chegar tão longe? Predestinação soaria muito utópico e não teria tanta aplicabilidade. “Workaholic” por essência, Ivete não pára. Programas de TV, campanhas publicitárias, videoclipes, filmes, CDs, DVDs, shows, fotos, autógrafos, entrevistas. Além de contemplar diversos primas do Show Business, como atuar e apresentar, por exemplo, a baiana é uma grande empresária, dona da CACO DE TELHA, empresa que produz muitos artistas baianos, inclusive a própria cantora.

Do anúncio da carreira solo na quarta feira de cinzas até o show que originou o DVD em Nova Iorque muita coisa mudou. Isso pode ser constatado muito facilmente, no palco, na cênica, nas coreografias, no figurino. A tecnologia evoluiu muito, assim como as tendências, parâmetros e referências são outras, contudo, o que é genuíno de Ivete não se alterou: a sua personalidade, o ritmo e o que ela verdadeiramente acredita, continuam inalteráveis, seu palco é o trio elétrico e o combustível que a faz pulsar é o axé.

Ivete agita NY. Foto: Divulgação.

Cercado de cuidados contra a pirataria e de muita expectativa o DVD “Multishow ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden” chegaram às principais lojas do gênero de todo o país e também em Portugal simultaneamente no dia 6 de dezembro, com pré-venda de 300 mil cópias, número fora dos padrões para os dias de hoje.

“O que mais uma artista pode querer do que cantar para 14 mil pessoas no MSG e gravar o DVD lá? NY, Las Vegas, algumas cidades do mundo são a meca do show business. Fazer o que Ivete fez é realmente o ápice de uma carreira e ela é fantástica”, disse o empresário/apresentador Roberto Justus no programa Amaury Junior – 11/09/10

O DVD é simplesmente um abrir de portas para poderá acontecer, a eminente carreira internacional ainda está no começo, sabe-se o quão é difícil um brasileiro fazer sucesso no exterior, por muitas questões, idioma, eurocentrismo/americanização/xenofobia, ritmo/cultura, fracassos anteriores, mas o feito da senhora Sangalo é inédito, lotar o MSG, palco que se já se apresentaram os Rolling Stones, Lady Gaga, Paul MacCartney, Beyonce, Frank Sinatra, entre outros, alguns artistas americanos não lotam mais o Madison, como Mariah Carey por exemplo. Ivete é emblemática “Eu sou o Brasil no mundo”

É um novo Brasil, representativo, significativo, que cresce e passa a ter maior conotação eno globo, que pode se destacar não só no futebol, mas em muitas outras áreas.

Ivete levou para Nova Iorque o melhor de si, da sua verdade e da sua emoção. Para quem gosta de parafernália eletrônica, painel de “led”, efeitos visuais e sonoros, “interlude” Um show primoroso, emocionante, cantando sucessos antigos como “Eva” e “Alô paixão” ou inéditas como “Desejo de Amar”, a cantora usou o melhor do seu repertório, tocou piano e bateria, dividiu palco com grandes artistas como: Nelly Furtado, Juanes, Diego Torres e Seu Jorge e saiu do palco ovacionada, içada por balões, voando, literalmente, para mostrar ao mundo o que é que a baiana tem.

DVD Ivete no MSG!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: