Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Sexo, drogas e rock’n’roll

Posted in Perfil by micheletavares on 17/12/2010

A história musical de Paulo Ricardo, ex líder da banda RPM


Por Roseli Nunes


O cantor, compositor, ator e jornalista diplomado Paulo Ricardo, levou ao delírio milhares de fãs durante a década de 80, quando então era vocalista do grupo de rock RPM. Passou por uma fase crítica, enfrentou o esquecimento e as drogas. Recuperado, voltou ao cenário musical cantando baladas românticas, o que a crítica considera como sendo a fase “brega” do cantor, que agora remota às paradas de sucesso com canções do pop rock.

Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros nasceu no dia 23 de setembro de 1962, no Rio de Janeiro. Hoje, com 48 anos de idade, o cantor ainda é lembrado por toda uma geração como sendo o sexy símbol” dono do famoso olhar 43, que passou a ser sinônimo de sensualidade.

Eu preguei
Revoluções
E coloquei
Nas canções

Toda a raiva
E a frustação
De quem rasgam
O coração

(Canções, Revoluções. Composição: Paulo Ricardo)

No auge do sucesso, nos anos 80, o cantor afirmou que os integrantes do RPM fumavam maconha, bebiam e cheiravam cocaína diariamente. “Era uma coisa que estava incorporada a nossa rotina. Chegamos a consumir coca sobre um disco de platina que ganhamos”, declarou Paulo Ricardo em entrevista a um programa de TV, no qual disse ainda ter parado com as drogas em 1995.

Depois de todo o sucesso com o RPM, Paulo Ricardo teve uma fase na qual começou a usar paletó, cabelo curto e até casaco de pele. Foi o período “brega/romântico” que durou três anos e o projetaram para a América Latina com

músicas melosas e regravações do cantor Roberto Carlos. Foi neste mesmo período que Paulo Ricardo arriscou-se na telenovela Esperança e emplacou duas musicas em trilhas sonoras de folhetins exibidos em rede nacional.

O sucesso com o novo público e as poucas críticas positivas não foram suficientes para manter o cantor no novo estilo musical. Paulo Ricardo cria em 2004, o PR.5, banda com uma proposta ligada às questões sociais. A nova empreitada durou pouco tempo. Depois da regravação de “Imagine”, o cantor decidiu que já tinha feito tudo o que queria e decidiu voltar para o rock.  Inovador e sem medo de encarar novos desafios, Paulo Ricardo não dispensou o primeiro convite para atuar como ator e mostrou-se seguro e motivado para aceitar outros, caso eles surjam convites. Na verdade, o cantor de voz rouca e olhar marcante, destacou-se sempre na área musical, e sua carreira como ator parece mesmo limitar-se às pequenas e raras participações.

Após emplacar a música Vida Real, que se tornou tema de abertura do BBB, Paulo Ricardo parece voltar ao cenário musical como astro do pop rock brasileiro recebendo um prêmio da DreamWorks, como melhor performance vocal internacional na tradução do filme Spirit – Corcel Indomável.

Paulo Ricardo é um dos poucos artistas brasileiros que atacam bem em diversas mídias. A prova de que se trata de um homem de várias e bem sucedidas versões vem em números: o RPM vendeu até hoje mais de cinco milhões de discos. Em 1997, quando já seguia em sua carreira-solo, Paulo conseguiu ser o mais tocado em todas as rádios paulistanas com a música “Dois”, que saiu no disco “O Amor me Escolheu”. Como jornalista, escreve eventuais crônicas e artigos para a Folha de São Paulo. Além de tudo isso, encontra tempo para agenciar sua própria carreira.

Longe das drogas há mais de 10 anos, o bonitão dono do eterno “olhar 43” fez as pazes com os ex integrantes do RPM e colocou fim no processo judicial que os envolvia à vários anos na justiça. Atualmente, aquele ex-roqueiro de vinte e poucos anos que na década de 80 foi febre em toda a nação, fazendo as mocinhas gritarem “revolução”, contenta-se em ser lembrado como parte da história do rock nacional, e declara não sentir saudades dos tempos áureos da carreira quando, a falta de maturidade para lidar com a fama e o consumo de drogas, falaram mais alto do que as perspectivas promissoras do futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: