Técnica de Produção, Reportagem e Redação Jornalística

Nova música de Shakira empolga nos primeiros dias de Copa, mas só nos primeiros dias.

Posted in Crítica by micheletavares on 22/07/2010

Por Anne Samara Torres

em 14/06/2010

O novo single da cantora colombiana Shakira, Waka Waka (This Time for Africa), encantou e levantou a multidão de quase 35 mil pessoas no Estádio Orlando de Soweto, em Joanesburgo, durante o show de abertura da Copa do Mundo 2010 que aconteceu nesta quinta (10/06). Sendo a última música da última cantora a se apresentar no evento, Waka Waka, que foi divulgada pela FIFA como musica oficial da Copa 2010, esbanjou energia não só para os presentes, mas também a todos que assistiam o evento pela TV ou mesmo pela internet. Por falar em internet, o clip dessa mesma música, divulgado na terça (08/06) no site oficial da cantora, já alcançou mais de 24 milhões de acessos no YouTube.

Com imagens fantásticas de lances, gols e vitórias de seleções que já estiveram no evento e com a participação de jogadores famosos como Lionel Messi e Daniel Alves, o vídeo se revela simples e ao mesmo tempo cheio de emoção, numa tentativa de resumir os mais complexos e diferentes sentimentos que brotam em jogadores e torcedores do mundo inteiro. E isso ele conseguiu! Unindo batidas genuinamente africanas, detalhes marcantes de jogos, imagens da alegria do povo africano e o jeito único de Shakira, o vídeo, que conta com a participação do grupo africano Freshlyground, conseguiu empolgar milhões de pessoas nos primeiros dias de Copa, mas parece que só mesmo pelos primeiros dias.

Depois da sua apresentação no show de abertura, a música, juntamente com o vídeo, que também conta com uma versão em espanhol, liderou o ranking dos mais vistos e baixados na internet, pelo menos nos primeiros quatro dias que se seguiram. Após essa explosão de sucesso, o single, acusado de ser plagiado da música “Golden Voice” do grupo camaronês Zangalewa, parece ter caído para segundo plano frente a um outro sucesso. Este se chama “Waving Flag”, do cantor somalí K’naan que, mesmo antes da divulgação da música de Shakira como sendo a oficial desta Copa, já era considerada por muitos o verdadeiro hino oficial do torneio, graças, em boa parte, à sua propaganda junto aos comerciais da Coca-Cola e é essa musica que para a maioria dos torcedores continua sendo a mais popular quando o assunto é Copa 2010.

Mas isso não significa que a escolha da FIFA foi injusta. Pelo contrário, por mais que Waving Flag seja mais facilmente lembrada pelos torcedores, Waka Waka é a que melhor expressa as emoções e as esperanças do primeiro Campeonato Mundial de Futebol realizado num país africano. Sem falar que o ritmo da música somado à letra e à coreografia da belíssima Shakira contagia brancos, negros, orientais, torcedores e até mesmo aqueles que não gostam de futebol. Portanto, vale a pena conferir o colorido clip e apreciar a música que, aliás, já está no álbum “Listen UP!” como trilha oficial da Copa do Mundo FIFA 2010, sem medo de se decepcionar.

Deixe um comentário